Buscar
  • Macroclean Limpeza

Itens que você deve levar em conta ao fazer a limpeza de fachada de seu edifício

Atualizado: 3 de Out de 2018

Além dos cuidados com a altura é importante seguir algumas regras para esse tipo de trabalho


Crédito da imagem: Pixabay.com


Basta caminhar pela região central que vários anúncios de salas comerciais para alugar em Curitiba estão disponíveis nas mais diversas tradicionais ruas. A maioria está localizada em prédios antigos, que nem sempre dão a atenção devida para as fachadas. Esse é um grande erro da maioria das administradoras, já que a impressão visual é fundamental para fechar um negócio, seja ele de venda ou locação.

Podemos dizer que a fachada de um prédio ou estabelecimento comercial é o cartão de visitas, por isso precisa estar sempre impecável. Muitos clientes fogem de locais que não tenham uma boa aparência para não espantar seus clientes. Portanto, a fachada limpa e bem conservada não se trata de um mero capricho, mas uma obrigação em edificações comerciais.

Mas de contrapartida, realizar esse trabalho não é tão simples quanto limpar a entrada de uma casa. Muitas vezes é necessária a contração de uma empresa especializada em limpeza e trabalhos em altura, além de cuidados essenciais para a realização do serviço que devem ser inspecionados e seguidos a risca para que nenhum colaborador seja colocado em risco.

Dadas as dificuldades para a realização desse serviço, separamos informações importantes sobre os itens que devem ser levados em conta na hora da realização da limpeza em fachadas de prédios. Vamos lá?

Itens essenciais para a limpeza da fachada do prédio

Quando você procura um prédio para alugar uma sala comercial ou até mesmo um imóvel residencial, muitas vezes as opções estão localizadas em andares mais altos, e a limpeza de risco deve ser considerada nos custos fixos que você terá com a locação do local.

Para a limpeza da fachada, que compreende a estrutura e os vidros, o condomínio ou a empresa administradora deve considerar que o profissional a ser contratado para a realização do serviço deve ser altamente capacitado para tal serviço. Os equipamentos e instrumentos utilizados também específicos para esse tipo de trabalho e, por isso, tem um custo mais alto.

Ao buscar uma empresa especializada no serviço os equipamentos e materiais necessários já estarão inclusos no orçamento que é confeccionado a partir da análise das necessidades para a atuação dos profissionais. Alguns fatores são levados em consideração para essa cotação:

  • nível de dificuldade da remoção de sujeira da fachada;

  • altura da edificação;

  • grau de dificuldade dos acessos;

  • tipo de material utilizado no revestimento (pastilha, textura, vidro, entre outras).

Quais os serviços disponíveis para a limpeza da fachada

Para quem busca um ponto comercial em Curitiba, seja uma edificação alta ou baixa, a limpeza é um dos fatores mais importantes para impressionar os clientes. Afinal, quem quer visitar um lugar sujo e com aspecto de abandonado para fechar negócio?

Por isso, na hora de alugar o ponto já é preciso estar atento a confecção de um calendário de limpeza e higienização ou buscar junto a administradora quais são os procedimentos e periodicidade do serviço.

A Macroclean Limpeza é especializada em limpeza de fachada a oferece diversas opções para atender as necessidades de todo tipo de imóvel. Confira alguns dos principais serviços oferecidos:

  • limpeza e higienização de vidros e vidraças;

  • reparos e limpeza de cerâmica;

  • limpeza e polimento de acabamentos em alumínio;

  • serviço de pintura e textura de fachadas internas e externas;

  • reparação e tratamento de revestimento em tijolo;

  • lavagem de revestimento em mármore e granito.

Como realizar o trabalho seguro em alturas?

Esse é um dos fatores que mais encarecem o serviço, pois necessita seguir uma série de normas e padrões de trabalho para eliminar ao máximo possível os riscos para o trabalhador. De acordo com a altura do edifício que as técnicas que serão adotadas são definidas.

Para edificações com até 20 metros de altura não é necessária a utilização de um profissional pendurado. Algumas técnicas com a utilização de cabos e extensores permitem que o trabalho seja realizado diretamente do solo.

Acima dessa altura é necessária a utilização de técnicas de rapel e andaimes para a limpeza e reparos. Toda dificuldade e obstáculos são definidos a partir de uma análise da acessibilidade ao local de trabalho.

Para uma empresa realizar esse tipo de trabalho em altura é necessário seguir todas as exigências da Norma Reguladora número 35, conhecida no mercado como NR35. A empresa precisa ter autorização para executar esse tipo de serviço porque os profissionais que realizam o trabalho e os responsáveis precisam passar por uma série de treinamentos específicos para eliminar ao máximo os riscos de acidente.

Se contratar uma empresa, observe sempre se os funcionários estão utilizando os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, alguns deles são:

  • capacete;

  • luvas;

  • óculos

  • cordas e cintos de segurança;

  • delimitação do espaço de trabalho.

Periodicidade da limpeza

O fator tempo é relevante para esse tipo de limpeza. Quanto mais tempo a fachada é exposta ao acúmulo de sujeira, maior será o grau de sujidade da superfície na hora da próxima limpeza.

Portanto, levem em consideração o tipo de edificação e tipo de material utilizado como revestimento para a fachada. Locais que estão menos expostos a poluição e sujeira podem ter limpos com um intervalo de frequência menor.

Porém, via de regra se aplica o bom senso de que as fachadas de edifícios de uso comum devem ser limpas a cada 4 anos. Mas se o revestimento for de vidro, essa periodicidade cai consideravelmente e, é aconselhável que a limpeza aconteça a cada intervalo de 3 meses.

Mas é importante observar os desgastes que estão ocorrendo na fachada, em caso de maior intensidade de sujeira, a limpeza e reparação pode acontecer em intervalos mais curtos de tempo.

Gostou deste artigo sobre os itens que você deve levar em conta na hora de fazer a limpeza da fachada do seu edifício? Então que tal aproveitar a visita para compartilhar este texto com os seus amigos por meio das suas redes sociais! Esse é um tema interessante e que as pessoas sempre têm curiosidades.

12 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Macroclean Limpeza
Av. Vereador Toaldo Tulio, 1644 - LJ 03 - Santa Felicidade - CEP: 82.320-010 | Curitiba - Paraná

info@macrocleanlimpeza.com.br | Fone: (41) 3092-1009

WhatsApp: 41 9 9943-0228