Buscar
  • Macroclean Limpeza

Dicas para fazer a limpeza da caixa d’água

Como optar pela melhor alternativa: fazer sozinho ou contratar alguém?



Fonte: Google.com



Muitas pessoas, quando desejam fazer a compra de alguma casa em condomínio ou de um apartamento esquecem de um detalhe importante ao se mudarem: será que a caixa d´agua esta limpa? Será que posso tomar banho e lavar minha louça normalmente?


A água que você usa em casa é de extrema utilidade e importância por isso precisa ser de qualidade e então todos os procedimentos envolvendo a limpeza devem estar adequados e padronizados.


Existem empresas que fazem esse serviço de limpeza para quem não tem tempo. Observe sempre os valores, pesquise que produtos essa empresa usa. Afinal será a sua água de consumo, e você precisa se preocupar com sua segurança e sua saúde. Não esqueça disso.



COMEÇANDO A LIMPAR MINHA CAIXA D´ÁGUA RESIDENCIAL

As caixas d’água são ferramentas essenciais em todas as moradias e elas podem ser produzidas de vários tipos de materiais e formatos. Alguns exemplos desses tipos de materiais são: fibra de vidro, fibrocimento ou até mesmo de concreto. Existe algum tipo prejudicial? Não. Em todos esses modelos o que realmente importa é a limpeza.

Essa limpeza deve ser realizada de 6 em 6 meses, e deve seguir algumas etapas para que a água em sua casa chegue de forma saudável e limpa.



PASSO A PASSO PARA FAZER A LIMPEZA DA CAIXA D´ÁGUA.

  1. Feche o registro de entrada de água.

  2. Após fechar o registro de entrada, consuma e guarde uma parte da água do reservatório (caixa), para realização de atividades domésticas, mas tome o cuidado, pois deve se manter cerca de 15 cm de altura de água dentro do reservatório, para ser utilizada na hora da limpeza.

  3. Feche o seu registro de saída para impedir que a água, ou resíduos, do procedimento de limpeza contaminem e estraguem a tubulação e os pontos.

  4. Utilize pano e esponja de sua preferência para limpar o fundo e as paredes do da caixa d´água. Caso seja necessário, utilize uma pazinha de cozinha e escovas com cerdas plásticas que você pode comprar em casas de produtos de limpeza para retirar excessos de sujeira da caixa d´água.

  5. Agora descarte (retire) toda água suja através da tubulação de limpeza.

  6. A água suja que não sair pelo tubo e que ficar grudada no fundo da caixa d´água deve ser tirada com um pano limpo, esponja ou jogando mais água com um balde.

  7. Depois de toda essa limpeza, feche o registro de limpeza.

  8. Mesmo com a caixa sem sujeira aparente, o procedimento de limpeza ainda não acabou. Você precisa fazer a higienização da caixa d´água e, depois, dos pontos de consumo. Para começar, abra o registro de entrada.

  9. Encha a caixa com mais ou menos 15 cm de altura de água e feche o registro de entrada. Adicione cerca de 1 L (um litro) de água sanitária para cada caixa de 1.000 L. Faça sempre essa matemática básica para saber o quanto precisa colocar.

Obs.: Deixe esta mistura na caixa por 2 (duas) horas e, a cada 30 minutos, usando um pano e com luvas, passe a solução nas paredes internas e na tampa.

  1. Depois das 2 horas, abra o registro de saída, torneiras e descargas, para que a solução contendo água sanitária faça toda a higienização;

  2. Após descartar toda a água, feche tudo incluindo as torneiras, chuveiros e descargas, e abra o registro de entrada para encher a caixa d´água.

  3. Feche a tampa na caixa d´água, observe se ela está travada e deixe agendada a data da sua próxima limpeza na parede externa da caixa.


CAIXA D´ÁGUA COM AMIANTO – VENDA PROIBIDA

Fiquem em alerta na hora de comprar as caixas d´água. As caixas que contém amianto foram proibidas de serem vendidas pois podem causar câncer. Essa proibição já aconteceu há mais de 15 anos. Porém, você ainda encontra esse tipo de caixa d´agua quando vai comprar ou alugar imóvel na web mais antigo, como por exemplo, um sobrado para alugar em Curitiba.


A mistura de Amianto que nada mais é do que uma fibra natural com cimento, pode causar várias doenças incluindo o câncer quando inalada ou ingerida pelos proprietários dessas caixas.


O grande problema é que as caixas d’águas são limpas com produtos muito fortes que servem para tirar o limo que fica grudado. Durante essas limpezas as fibras vão se removendo, essas fibras caem e são ingeridas na medida que essa água for sendo utilizada no consumo humano.


O Conselho Nacional de Meio Ambiente determina que telhas e caixas d’água com amianto sejam descartadas em aterros especializados. A prefeitura diz que Eco pontos não podem receber esse tipo de material, pois são considerados perigosos.



NÃO BRINQUE COM AS CAIXAS D´ÁGUA

As caixas d´água podem ser fortes, porém não servem com brinquedo. Não deixe que seus filhos brinquem dentro das caixas d´água pois essa pode se quebrar fazendo com que partículas se desloquem e machuquem causando ferimentos, e acidentes mais graves.

Mantenha a caixa sempre em lugares mais altos, assim também evita que quando seu filho estiver sozinho brincando não consiga alcança-la.


Se você procura por sobrados para alugar em Curitiba, jamais esqueça de, no caso de optar por este tipo de imóvel, manter a caixa sempre fechada lacrando a com segurança, afinal crianças são curiosas e caso ela caia em uma caixa poderá não ter forças para abrir a tampa e ocasionar um afogamento ou asfixia. Por isso lembre-se todo cuidado é pouco se tratando de crianças e objetos que tenham água e sejam fundos.



CRIAÇÃO DE PEIXES EM CAIXA D´ÁGUA

Existem alguns criadores de tilápia que estão usando as caixas d´água para criação e venda dos peixes. Dizem que é uma forma mais segura e que os peixes ficam mais bem alimentados fazendo com que as vendas melhorem. Isso é permitido?


O local é pequeno, para se criar tilápias a caixa d´agua deve ter pelo menos 2000L de água, para que os peixes fiquem com espaço para nadar e procriar. Essa técnica ainda não é muito conhecida porém tem dado muito certo em algumas cidades pequenas nas quais se fazer o alimento ainda é muito necessário à sobrevivência.


Indiferentemente do modo como você pretende usar ou limpar sua caixa d'água, a Macroclean Limpeza tem a solução ideal para seu negócio ou residência, com variedades de produtos para higienização e limpeza profissional. Faça um orçamento e solicite já uma demonstração!


66 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Macroclean Limpeza
Av. Vereador Toaldo Tulio, 1644 - LJ 03 - Santa Felicidade - CEP: 82.320-010 | Curitiba - Paraná

info@macrocleanlimpeza.com.br | Fone: (41) 3092-1009

WhatsApp: 41 9 9943-0228