Buscar
  • Macroclean Limpeza

Cheiro de casa nova: produtos para manter seu lar sempre cheiroso

Atualizado: 21 de Fev de 2018

Quem procura casas para alugar em Curitiba ou outras cidades com climas extremos - tanto para o quente quanto para o frio - podem se deparar com um inimigo oculto após a mudança: o mau cheiro.


Isto acontece porque há uma série de coisas que podem gerar odores desagradáveis em um ambiente, desde mofo a roupas e cobertores guardados por muito tempo, passando por determinados alimentos.


Combater o cheiro ruim não é um mero capricho: está cientificamente comprovado que o nosso olfato é poderoso, e que determinados odores podem influenciar nosso comportamento e, até mesmo, nossas funções corporais.



Por que é importante que a casa tenha um bom aroma?

Você já notou que algumas lojas têm um cheiro muito específico? Não é uma coincidência: pesquisas comprovam que os odores, assim como os sons, têm um poderoso efeito sobre o nosso corpo e mente.


Já percebeu como você saliva quando sente o cheiro de uma comida que gosta? Pois é!


Determinados aromas têm um efeito calmante, que nos ajuda a relaxar e, até mesmo, a pegar no sono. É o caso da lavanda, que, além disso, também tem efeito analgésico, antidepressivo e sedativo.


Por outro lado, outros, como o pinho e o eucalipto, têm o efeito contrário: são estimulantes, ou, até mesmo, afrodisíacos. É o caso sândalo.


Felizmente, driblar os maus odores e propagar os bons não é difícil: de olho nessa necessidade, diversas marcas oferecem produtos aromatizantes de todos os tipos, para todos os bolsos. Se você visitar um site de imóveis e olhar as fotos, verá que estes itens são de uso relativamente comum.


Independente do aroma que você prefira, há uma maneira de propagá-lo conforme suas necessidades e o quanto você pode gastar. Confira algumas opções de produtos para isto:



1. Velas perfumadas

As velas perfumadas são um dos itens dispersores e aromatizantes mais comuns que há.

É possível encontrar versões com todos os tipos de odores em praticamente todos os supermercados: canela, madeira, lavanda, flores, etc. Elas são pensadas para propagar o cheiro o máximo possível, visando ambientes inteiros.


Suas vantagens são o preço baixo e a possibilidade de serem usadas várias vezes - você pode acender a vela e, quando estiver satisfeito com o cheiro, apagá-la. Alguns dias depois, pode acendê-la novamente.



2. Envelopes aromáticos

Se as velas são pensadas para grandes ambientes, também há soluções para pequenos espaços. É o caso dos envelopes aromáticos, que podem ser encontrados em lojas especializadas e de decoração.


Disponíveis em diversos aromas, são envelopes de papelão preenchidos com materiais com odores agradáveis, como folhas secas e/ou papéis com essências de determinados materiais.


Seu diferencial é que eles são pensados para ambientes fechados, como gavetas e armários. Alguns modelos, inclusive, vêm com um suporte de cabide para serem pendurados no guarda-roupas junto com as peças.



3. Bom ar em spray

O bom ar em spray também é um item clássico e acessível, facilmente encontrado em mercados. Os mais simples são em lata, e devem ser acionados por alguém quando a pessoa queira.


Entretanto, já há uma alternativa mais moderna: o bom ar com temporizador. A lata com a essência do aroma é colocada dentro de um mecanismo que pode ser programado para liberar o cheiro em determinadas horas do dia.



4. Folhas e flores secas

Lojas de presentes, decorações e de produtos naturais geralmente oferecem pequenos cestos ou potes com folhas e flores secas. Sua vantagem é que, além do aroma agradável, eles funcionam como itens decorativos no ambiente no qual estão posicionados. Contudo, eles podem durar menos do que outros itens. Felizmente, você pode driblar isto pingando algumas gotas de uma essência que você gosta nelas. Isto prolonga seu efeito e permite que você adicione algum aroma de seu agrado.



5. Lâmpadas aromáticas

As lâmpadas aromáticas não são vendidas em lojas, mas podem ser facilmente feitas em casa. Basta passar perfumes ou essências nelas quando a luz estiver apagadas, de modo que o cheiro seja propagado pelo calor quando ela for acesa. Você também pode depositar os líquidos em algum recipiente anexo a elas para um efeito mais prolongado. Neste caso, basta repô-los periodicamente.



6. Limão

Este truque é um clássico das avós para tirar o cheiro de peixe da geladeira: basta espremer um pouco de suco e deixá-lo lá dentro. Se quiser potencializar o efeito, adicione uma colher de café. Contudo, esta não é a sua única aplicação: as essências de limão oferecem um cheiro mais neutro, que é agradável sem ser muito marcante. São perfeitas para quem quer algo mais básico.



7. Almofadas aromáticas

As almofadas aromáticas são outro produto que, além de proporcionar um cheiro agradável à casa, funcionam como elemento decorativo. Elas geralmente são preenchidas com um material que recebe uma dose de perfume ou óleo essencial. Há versões tanto para portas quanto para cadeiras, sofás e poltronas, tudo depende do seu gosto.



8. Incenso

Melhor amigo dos adeptos de um estilo de vida mais zen, o incenso também pode ser o melhor amigo de quem faz questão de ter um cheiro agradável em casa.

Os seus pontos fortes são a diversidade de aromas e o baixo custo: você pode comprar vários e acender um a cada dia, de modo a alternar o odor da casa.

O ponto fraco é que ele tem que ser colocado em um porta-incenso adequado. Do contrário, as cinzas farão bastante sujeira! Além disso, ele pode afetar quem tem problemas respiratórios.



10. Sachês antimofo

Por mais que os sachês antimofo não propaguem nenhum aroma, eles também são muito úteis para uma casa sempre com cheiro agradável. São aqueles envelopes pequenos, preenchidos com bolinhas de sílica. Também há alternativas naturais, como serragem de cedro, giz de lousa, cravo e bicarbonato de sódio.

Seu papel é combater o mofo que costuma se acumular em locais úmidos e escuros, como móveis de banheiro, gavetas e guarda-roupas que costumam passar muito tempo fechados ou, até mesmo, móveis e papeis antigos.

Se você está procurando sobrados para alugar em Curitiba ou outras cidades úmidas, vale a pena colocá-los embaixo das escadas. Como este local costuma acumular umidade e ser escuro, é comum que o mofo se propague ali.



11. Produtos de limpeza profissional

A marca Arboclean, em parceria com a Macroclean, dispõe de uma vasta carteira de

produtos para limpeza e higienização profissional que também podem ser utilizadas na hora de manter sua residência ou estabelecimento comercial higienizados. Por serem vendidos em galões, os nossos produtos contam com grande potencial de economia e confiabilidade, o que, na prática, ajudará a manter ambientes sempre perfumados e, especialmente, evitar o gasto desnecessário de produtos com baixo potencial de limpeza e alto custo.


Gostou dessas possibilidades? Compartilhe este post em suas redes sociais. Certamente, alguém nesse exato momento pode estar precisando de uma solução que a Macroclean Limpeza pode proporcionar na cidade de Curitiba e Região Metropolitana!





0 visualização
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Macroclean Limpeza
Av. Vereador Toaldo Tulio, 1644 - LJ 03 - Santa Felicidade - CEP: 82.320-010 | Curitiba - Paraná

info@macrocleanlimpeza.com.br | Fone: (41) 3092-1009

WhatsApp: 41 9 9943-0228