Buscar
  • Macroclean Limpeza

9 dicas para limpar sua cozinha de modo profissional


Imagem: Pexels.com


Há quem a ame e quem a odeie. Independente disto, é indiscutível: uma cozinha em ordem é fundamental em qualquer imóvel! O problema é que isto é mais fácil de falar do que colocar em prática. Entre gordura, molhos e restos de comida, os focos de sujeira do cômodo são muitos.

Vale ressaltar que se livrar deles não é apenas uma questão de estética: quando o espaço não está devidamente higienizado, você pode receber visitantes que não são bem-vindos, como ratos e baratas. Junto com a proliferação de bactérias, a cozinha pode se tornar um foco importante de transmissão de doenças - mesmo quando se trata de imóveis em Curitiba ou outras cidades que não sejam muito quentes. Não corra este risco: confira 9 dicas para ter uma limpeza de nível profissional em sua cozinha.


1. Sujou, limpou!Esta simples regra te ajuda muito a manter a cozinha em bom estado e diminui o esforço necessário para higienizá-la. Não empurre nada para depois: se você terminou de comer e deixou restos de comida no prato, jogue-os fora imediatamente. Se você serviu vinho e respingou um pouco na bancada, passe um pano já. Se você usou louça, lave-a o quanto antes. É fato que não há escapatória da faxina pesada. Ainda assim, manter a cozinha sempre em ordem é metade do caminho andado.



2. Cuidado ao usar água sanitária

A água sanitária é um poderoso desinfetante. Por isso, muito usado em banheiros e pisos frios em geral. Acontece que, na cozinha, a coisa muda de figura: ela já não é tão recomendada neste espaço. Isto porque, lá, é muito comum que haja itens feitos em aço inox, como fogões e geladeiras. E este material é inimigo mortal do cloro, que, por sua vez, é um dos componentes da água sanitária. Pode até ser que você use-a sem maiores consequências por algum tempo, mas, depois, seus itens ficarão sem brilho, com cara de velhos. Portanto, como veremos mais detalhadamente a seguir, é melhor dar preferência a outras substâncias, que não colocam seus eletrodomésticos em risco.



3. O vinagre é seu melhor amigoNão, ele não serve apenas para temperar salada: o vinagre é um poderoso aliado na limpeza da sua cozinha. Isto porque ele funciona muito bem para desprender gordura de todas as superfícies. Por exemplo: você está com aquelas sujeiras difíceis de tirar dentro do microondas? Não perca tempo esfregando! Basta aquecer um recipiente de vinagre nele na potência máxima até que ele evapore, o que não deve levar mais de 5 minutos. Quando isso acontecer, a gordura terá se desprendido. Basta passar um guardanapo ou um papel toalha suavemente para removê-la por completo. Como veremos mais a seguir, o vinagre tem, ainda, várias outras aplicações na limpeza da sua cozinha.



4. Comece colocando a cozinha em ordem

Recomenda-se que você faça uma faxina completa da sua cozinha semanalmente. Dependendo da bagunça, quando o dia chega, pode ser difícil decidir por onde começar!

É uma escolha simples: comece deixando todo o local em ordem e preparado para a limpeza! Lave e seque toda a louça. Retire eletrodomésticos e outros itens pequenos, como sanduicheiras e maceradores, do cômodo, para que não se transformem em obstáculo. E deixe o chão por último: ele provavelmente ficará bem sujo depois da faxina.



5. Limpe a coifa a cada 6 meses

Para quem mora em imóveis com cozinha americana ou totalmente conjugada com a sala, a coifa é indispensável. Ela "chupa" o ar resultante do processo de cocção dos alimentos, junto com o cheiro e a gordura nele contidos, trocando-o pelo que vem de fora. Deste modo, é possível cozinhar tranquilamente em qualquer ambiente sem ficar com medo do cheiro impregnado por tudo ou das paredes engorduradas. Só que tudo o que ele absorve não some magicamente: fica retido dentro da coifa. Se os filtros ficarem cheios, a gordura pode pegar fogo ou, em casos extremos, causar uma explosão. Por este motivo, é importante limpá-la a cada seis meses. Você pode passar vinagre ou detergentes específicos para limpeza pesada em seu interior, até que toda a gordura saia. Lembre-se: é uma questão de segurança! Do mesmo modo, é importante lavar o filtro, o que pode ser feito até na máquina de lavar louça. Pode ser que ele fique um pouco opaco, mas continuará exercendo sua função sem problemas.

6. Limpe o fogão diariamente e faça a limpeza pesada semanalmente

A gordura do fogão e dos azulejos ao redor pode se transformar em uma verdadeira dor de cabeça na hora de fazer a faxina na cozinha. Haja força na hora de esfregar! Felizmente, este sacrifício é desnecessário: basta fazer uma limpeza básica nestas áreas sempre depois de cozinhar, com detergente e uma esponja macia. Isto vai facilitar muito sua vida na hora da higienização pesada!



7. Não se esqueça de trocar os panos

Por mais que os panos de prato sejam presença certa em todas as cozinhas, eles raramente recebem a atenção que merecem. Você sabia que, se você os usa diariamente, deve substituí-los também a cada dia. Do contrário, eles se transformam em vetores de transmissão de doenças. Além disso, não os deixe embolados quando estiverem molhados: por mais que casas em Curitiba e imóveis em outras cidades frias sejam o ambiente aparecimento de mofo, ele pode surgir até em locais quentes, causando mau cheiro e problemas respiratórios.



8. Limpe o interior dos armários periodicamente

Cidades frias e úmidas também favorecem o surgimento de mofo dentro de armários, especialmente os que ficam embaixo da pia. Para evitar o problema, limpe o interior dos armários periodicamente. Do mesmo modo, fique atento a cheiros estranhos.



9. Recorra a uma empresa especializada se necessário

Certas tarefas da limpeza da cozinha, como a higienização da coifa e a limpeza do interior dos armários, podem ser trabalhosas e pesadas. As empresas especializadas na limpeza de imóveis em Curitiba e outras cidades maiores são a melhor opção para lidar com isso.

Dica: junte-se a seus vizinhos para diminuir os custos! Quem mora em apartamentos ou casas em condomínio fechado pode fazer a limpeza em todas as unidades no mesmo dia e, assim, negociar um desconto.


Consulte opções de produtos e utensílios domésticos à venda na loja física da Macroclean e capriche na limpeza de sua cozinha! Aproveite tudo o que leu aqui e compartilhe este post! :)

0 visualização
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Macroclean Limpeza
Av. Vereador Toaldo Tulio, 1644 - LJ 03 - Santa Felicidade - CEP: 82.320-010 | Curitiba - Paraná

info@macrocleanlimpeza.com.br | Fone: (41) 3092-1009

WhatsApp: 41 9 9943-0228